quarta-feira, 20 de março de 2013

Intervenção em Catas Altas - Pesquisa 1

Parkur

é uma atividade criada na França,que permite o uso do corpo de maneira rápida em todo o espaço presente. É como se fosse um processo lúdico de uso do espaço, mistura-se dança, saltos, esportes radicais, e artes marciais que explora cada canto. Muitos dizem que Parkur é liberdade, uma vez que é a libertação total da expressão de um espaço, e o uso do instinto humano. Além de funcionar como exercício para mente e o corpo( no sentido psicológico), também é considerado uma excelente atividade física !


Deriva   

A deriva é um movimento baseado na teoria da relação espaço, pessoa e mente. É repensar, e questionar atitudes do cotidiano dentro do meio urbano.Tem como objetivo transformar a cidade, e o olhar individual para a mesma para explorar o potencial do meio urbano.É um processo individual que tem um objetivo coletivo final; libertar o cidadão para expandir os sentidos da cidade!

Performance  

Performance possui dois conceitos diferentes.No significado do dicionário é "fazer cumprir",ou seja normalmente é usada em um sentido jurídico de fazer cumprir normas e etc.Porém, já na arte, é considerada um movimento que mistura teatro,arte,corpo,dança e interação com o público ou não.São extremamente sensoriais e perceptivas perante o corpo e o espaço onde está ocorrendo a performance.Seu lado artístico é muito forte.

Flash Mob 

É um movimento instantâneo que necessita de uma mobilização anterior que contém um viés mais político e social.Normalmente Flashes mob acontecem a fim de chamar atenção ou despertar uma certa reflexão sobre algo.Pode ter como o objetivo também a mudança de um espaço urbano, promover questionamento ou novas possibilidades de uso.Isso tudo é feito em grupo e exige que haja publico para que a mobilização de certo!

Flaneur

Flaneur, vem adquirindo importância a medida que é um movimento de ocupação da cidade e descoberta da mesma em todos seus sentidos!O movimento tem como objetivo perceber as mudanças da cidades durante o tempo e fazer com que o sujeito se encaixe nela.É a quebra do cotidiano em si, mas para as pessoas que participam dele, e não para o público como na performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário